A Das Rote Paket resolveu fazer uma competição de design para luminárias entre jovens arquitetos e designers. As regras eram: utilizar como material coisas que já existissem com um custo baixo. Você se acha criativo? Então olha isso aqui.
Resolvemos aqui em casa dar uma controlada nos programas que nosso filho assiste. Ele tem 5 anos e a maioria dos desenhos que ele vê na TV são violentos e histéricos. É tudo gritado, tem luta o tempo todo e muitas vezes é sangue por todo lado. Por puro saudosismo fui dar uma olhada nos meus programas favoritos da infância. Perdidos no Espaço, Terra dos Gigantes, Star Trek... Muita coisa mudou. E falando em monstros.. Happy Halloween para vocês.
O trabalho deste brasileiro está impressionando a blogolândia. Mas também não é por menos. Pura beleza e intensidade plástica. O rapaz é mesmo muito bom.
É sempre muito bom ir na DDW. É sempre inspirador. Vi muita coisa bacana e algumas tendências e temas ficaram muito evidentes dessa vez. Acho que o design está mais que nunca mergulhado numa volta ao essencial e ao que nos parece 'natural'.
Digo isso não somente em termos de formas mas também quanto aos materiais e referências.
A natureza e o natural foram a grande referência.
Muito algodão, feltro, lã, papel, cerâmica, vidro, um pouco, pouco mesmo, de madeira e quase nada, ou nada, de plástico.
A cor: Preta.
O preto é o branco da vez. Vi até vaso com planta preta, o vaso e a planta!
Na verdade vi pouca cor, pouquíssima, e quando elas apareciam eram pálidas, pastéis ou lavadas.
A tendência: Retrô.
Releituras de peças antigas e um ar de brechó moderno apareciam por todo lado. Fiz algumas fotos e separei alguns links para vocês.Espero que gostem.
Confesso que estou numa fase 'cerâmica' de ser. Sorte minha porque desta vez tinha uma área enorme dedicada só a isso. Me esbaldei. Vi muito azulejos e propostas de cerâmica misturadas, incorporadas a projetos de arquitetura.
Bem legal. Mas vi também muitos objetos utilitários.
Luminárias, botões de roupa, talheres, louça, vasos… Era tudo tão atraente que não resisti e comprei duas xícaras de chá/café lindas.
Hoje é o último dia para ir conferir a Dutch Design Week em Eindhoven. Eu estou indo lá… Enquanto isso você pode ler alguns posts aqui e aqui sobre alguns expositores. A foto acima é o trabalho de graduação de Andrea Trimarchi.
Tenho feito muita coisa e o tempo voa ao meu redor. Tem tanta coisa na minha cabeça…e o tempo...ah o tempo... Pra começar, este final de semana recebi a visita de um amigo muito querido. Um amigo da adolescência, daqueles que ficaram e ficarão. Ele abriu um monte de memórias dentro de mim, coisas que vivemos a muitos anos atrás, quando éramos mais ingênuos e crédulos. Quando éramos muito jovens, quando tínhamos muito tempo livre e pouca consciência disso. Tínhamos uma turma. Viajávamos juntos, namorávamos juntos, sonhávamos com nossos futuros e brincávamos de sermos adultos… Hoje nos encontramos entre filhos, companheiros, casas e trabalhos. Com menos tempo do que gostaríamos mas com a mesma intensidade nos abraços de despedida. Ele me fez lembrar de onde vim, de coisas que vivi e de sonhos que nunca deixei de ter. Esse vídeo clip me lembrou as férias que passávamos em Mauá e traduz um pouco o que estou tentando contar... O cenário era outro, estávamos no Brasil, mas passamos muitas tardes juntos assim…