sábado, 8 de março de 2008

Is it art?




Mas no meio de tudo isso uma coisa me chamou a atenção: o tema da edição de fevereiro.
But is it Art? Mas isso é arte?
Não somente pela discussão em si mas porque este também é o tema do editorial de Cécil Narinx, editora da Elle Holandesa, na última edição da revista.
Parece que a turma resolveu se posicionar, levantar a poeira e por todo lado, percebi que nesta estação a vontade da moda dialogar com a arte ficou evidente e acentuada.
Tanto do lado dos editores como do lado dos criadores.
Mas Buff Buchard, editora da Dansk, colocou tão bem a discussão que resolvi transcrever aqui alguns trechos:
"...Eu diria que a moda reflete os movimentos da nossa sociedade, mas não é exatamente esse o trabalho do artista? Descrever, representar a sua Era?
A minha idéia não é rejeitar a arte, sou completamente fascinada pelo trabalho de Rembrandt, por exemplo, mas também perco os sentidos ao pensar como Dior revolucionou sua época com seu New Look ou Saint Laurent com seu Smoking. Os dois também foram parar em museus, assim como as fotos de moda de Avedon.
…O homem moderno usa ambos, arte e moda, como ferramentas de diversão, esclarecimento ou inspiração sem fazer grandes distinções entre ambas.
Então o que é melhor? Moda ou arte?
Eu espero que esta discussão desapareça por completo e logo, porque na verdade ela nem é mais relevante.
Os dois conceitos são tão intrínsecos, quase co-dependentes, que a colaboração entre os dois mundos é nos dias de hoje quase banal.
Miuccia Prada misturou o premiadíssimo arquiteto holandes Rem Koolhaas e o estúdio de design americano Studio 2X4 para juntos projetarem o espaço onde apresentou seu desfile primavera-verão 2008.
A Louis Vuitton ha anos convida artistas das mais altas e modernas esferas para fazer suas vitrines.
Arte e moda andam lado a lado e do mesmo modo fizemos esta edição de Dansk…"

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails