sexta-feira, 11 de julho de 2008

Saia de Pijama na Rua



Justin Guariglia, fotógrafo americano, acaba de publicar um livro com imagens e cenas cotidianas dos subúrbios de Shamgai. Planet Shanghai.
A primeira coisa que me chamou a atenção foram as fotos de pessoas em espaços públicos como ruas, supermercados, video-locadoras, usando simplesmente seus pijamas.
Ele explica que esta é uma tradição popular, prestes a ser extinta, e que revela o lado autêntico e único dessa área específica da cidade, longtang.
No Prefácio Jonh Krich aponta o fenômeno/tradição de usar roupas de dormir em público, como resultado da falta de individualidade dentro da sociedade chinesa, onde por muito tempo tudo o que se podia comprar e usar em termos de vestimenta, eram as famosas túnicas azuis vendidas pelo governo.
Talvez tenha sido o material, algodão e seda, super adequado ao calor úmido do clima local, talvez tenha sido uma estranha nostalgia quanto à modelagem que lembra a tradicional roupa chinesa ou talvez tenha sido simplesmente o conforto, a razão da popularidade do traje nas ruas.
A verdade é que existe uma polêmica em torno desse hábito, onde uns defendem a originalidade, a tradição e a simpática simplicidade da vestimenta enquanto outros vêem nela um lado atrasado e provinciano que envergonha e desonra a China que quer progredir e se modernizar.
Polêmica à parte, outro detalhe interessante revelado pelas fotos é o uso e o status das meias.
Elas foram por muito tempo, durante o governo comunista, quase iguais às luvas de borracha de hospitais e eram fabricadas e distribuidas em tamanho único, dentro da idéia ‘um tamanho serve para todos’.
Hoje elas são exibidas tanto por homens, que dobram a barra de suas calças para mostrarem seus pares de sapatos com meias, quanto pelas mulheres que as usam mesmo com sandálias e chinelos.
Apesar de Beijing ser a capital cultural da China, Guariglia escolheu fotografar Shangai por perceber em suas ruas e transeuntes uma alegria diferente misturada a um forte orgulho baseado em suas tradições, como se eles intimamente soubessem ser parte de um pequeno clube. O clube dos chineses autênticos.
Depois de ler a introdução escrita pelo fotógrafo e o prefácio de John Krich as imagens que já eram por si super interessantes, tornam-se reveladoras de uma cultura em movimento, renovação e por isso mesmo prestes a desaparecer, deglutida pela rapidez e voracidade dos nosso tempos.





Você pode ver todas as outras imagens do livro clicando aqui ou ler uma pequena entrevista com o autor no The Wall Street Jornal aqui.
Eu comprei o meu exemplar numa livraria mas pela internet você pode comprar o seu aqui.

5 comentários:

Ana Helena Miranda disse...

Nossa Patricia q tudo este livro!!!
Adorei o post, ainda eu que sou doida com pijamas!!!
Bjão

Sissi disse...

oi, patricia! ahhhh,vou ter que fazer um post defendendo a dhoti!!! ririri, sério, acho que não é assim, não, difícil de usar. basta não ter um bumbum daqueles... vamos discutir?? ecelente esse post sobre pijama - principalmente depois que a Prada reeditou a idéia. particularmente, considero os pijamas uma ótima opção para festa de gala - não é à toa que temos a festa do pijama. e os do halston, nos chics anos 1970s, são imbatíveis!!!! bjs, sissi

garimpo de estilo disse...

Olá Patrícia!
Adorei o post. Bjs, Sheyla

Leandra Postay disse...

Uau. Isso é lindo! *-*
Achei o livro o máximo e o post está muito bom.

Sou compulsiva por pijamas. Acho que as pessoas ficam mais bonitas com essas roupas de dormir e considero uma pena que elas se limitem ao momento do sono. Por isso mesmo adorei saber da existência de um lugar em que os pijamas tomam as ruas.
Além, é claro, de concordar que meias podem ser muito divertidas, principalmente as coloridas. xD

Leio o blog sempre e aproveito a oportunidade pra dizer que está de parabéns!

andréa velloso disse...

amei isso!
esqueci de comentar...mas tem tudo haver com a dormirpradespertar....
que delícia Paty!
e que bom que chegou das férias...vou te mandar um e-mail contando umas cositas...
adoro te ler por aqui...delícia...
bjs

Andréa
http://andreavelloso.blogspot.com/
www.dormirpradespertar.com.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails